O que é Binance Smart Chain?

Quem está familiarizado com o universo DeFi já deve ter ouvido falar da Binance Smart Chain (BSC) no mercado de criptomoedas. Um ecossistema criado pela Binance que utiliza a tecnologia blockchain para dar suporte a tokens e aplicativos de Finanças Descentralizadas DApps.

Essa rede é a responsável por dar vida a tokens como o Light DeFi (LIGHT) e a plataformas que movimentam bilhões de dólares diariamente, como a PancakeSwap.

Mas, afinal, o que é Binance Smart Chain?

Binance Smart Chain é uma rede blockchain descentralizada, onde não existe um controle exercido por terceiros, nem mesmo pela Binance. Desenvolvida pela exchange, esse ecossistema blockchain foi criado para dar suporte ao desenvolvimento de projetos DeFi.

A Binance Smart Chain funciona como uma rede dupla (dual chain), e possui relação direta com a blockchain da Binance exchange, onde está registrado o token Binance Coin (BNB).

Assim como os demais projetos DeFi, a a Binance Smart Chain possui um programa de staking de Binance Coin, o que garante a execução de transações e de contratos inteligentes através da rede da BSC.

Enquanto a maioria dos projetos utilizam o mecanismo Proof-of-Stake (PoS), a Binance Smart Chain aprimorou esse protocolo e utiliza um mecanismo de staking chamado Proof-of-Staked-Authority (PoSA).

Através dessa rede, tokens são criados e classificados como BEP-20, como é o caso do Light DeFi. De exchanges descentralizadas (DEX) a emissão de novos tokens, a Binance Smart Chain possibilita a construção de ferramentas e projetos que necessitam de uma rede blockchain segura, descentralizada e transparente.

Finanças Descentralizadas (DeFi)

Aplicativos de Finanças Descentralizadas (DeFi) são conhecidos por apresentarem produtos e serviços financeiros que até então não existiam no mercado de criptomoedas.

Com a ascensão desses projetos no mercado, a Binance decidiu criar em 2019 uma rede blockchain totalmente descentralizada. Até então, a rede Ethereum protagonizava no mercado como sendo a principal plataforma de desenvolvimento de aplicativos DeFi.

No entanto, com a conquista de inúmeros mercados DeFi pela Binance Smart Chain, até mesmo os projetos da rede Ethereum foram integrados pela BSC, que é compatível como a Ethereum Virtual Machine (EVM).

Além de apresentar uma conexão com a rede Ethereum e com os projetos DeFi que fazem parte desse ecossistema, a Binance Smart Chain permite uma interoperabilidade com criptomoedas que não fazem parte do universo DeFi, como Bitcoin (BTC), Litecoin (LTC) e Ripple (XRP), por exemplo.

Diferença entre Binance Smart Chain, Binance exchange e Binance Wallet

Com tantos nomes envolvendo a plataforma Binance, qualquer um pode confundir os termos da exchange, considerada uma das maiores do mundo. A Binance é considerada uma exchange centralizada que negocia centenas de criptomoedas.

Além dela, existe a Binance (DEX), uma exchange descentralizada para negociação de tokens no mercado DeFi, que funciona como a PancakeSwap e a UniSwap. A Binance exchange e a Binance DEX são duas plataformas diferentes.

A Binance exchange foi criada na rede blockchain da Binance, enquanto que a Binance DEX foi desenvolvida através da Binance Smart Chain, assim como o Light DeFi.

Além de duas exchanges, a Binance possui uma segunda rede blockchain conhecida como Binance Smart Chain. Essa rede é completamente descentralizada e abriga importantes projetos DeFi.

Por fim, além de duas redes e duas exchanges, a Binance também possui uma carteira para criptomoedas, chamada Binance Wallet. Esse dispositivo funciona de forma independente as demais plataformas da Binance, e serve para armazenar criptomoedas e tokens como o Light DeFi, que é classificado como BEP-20.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *